O verão exige cuidados especiais com a saúde para encarar as altas temperaturas
O verão, por si só já requer cuidados redobrados com a saúde, com as variações malucas de temperatura deste verão, então?
Além das dicas básicas, como beber bastante água para ficar hidratado, evitar o sol entre 10h e 17h, e nunca se esquecer de usar o filtro solar, é bom ficar atento também na alimentação e ao ambiente. Todos esses fatores combinados podem estar relacionados diretamente ao sucesso do seu verão!
E como essa é a época mais esperada pelos brasileiros de Norte a Sul, seguem algumas dicas para você curtir o verão antes de tudo, saudável!
Para a pele, o recomendado pela Academia Americana de Dermatologia é o filtro solar com FPS 30 no mínimo. A dica é conferir os rótulos dos produtos antes de comprar, para saber se incluem proteção a raios ultravioletas. Há diferença entre protetor e bloqueador, portanto olhos abertos.
O protetor tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (UVA e/ou UVB) na pele. Já o bloqueador solar funciona como uma espécie de filtro, que impede a penetração dos raios UVA e UVB.
E existe ainda um terceiro, os bronzeadores, que estimulam a pigmentação da pele, mas em geral têm baixíssimo FPS.
Também é necessário aplicar a quantidade certa, espalhar de maneira uniforme e reaplicá-lo a cada 2 horas.
Não se esqueça de proteger também os olhos. Eles não devem ficar sem proteção, pois a exposição excessiva ao sol pode causar doenças graves como a catarata.
Assim, o uso de óculos escuros com lentes que protegem os olhos contra os raios ultravioletas é fundamental para adultos e crianças.
Quanto à alimentação, quem está na praia deve tomar cuidados ainda mais específicos.
Alimentos ricos e gordurosos e fartas porções de comida, por exemplo, devem ser evitados. É necessário prestar muita atenção nas condições de higiene de ambulantes e quiosques instalados à beira-mar para evitar mal-estar ou intoxicação. Uma boa opção é levar à praia alimentos preparados em casa, mas sempre de olho na temperatura.
As frutas e sucos naturais são opções saudáveis e que ainda podem ajudar na saúde!
A hidratação pode ser mantida com muita água, sucos naturais, água de coco e chá gelado.
Dicas úteis:
- Beber de 2 a 3 litros de água por dia pode ajudar a evitar surtos de diarréia, que são comuns no calor.
- Uma boa sugestão de refeição para um dia de muito calor: arroz, feijão, carne, frango ou peixe grelhados e salada de folhas e tomate. Esse prato combina fibras, vitaminas e minerais.
- Na praia ou na piscina, além do protetor solar, o chapéu, e o guarda sol são muito importantes!
- Quer um bronzeado de dar inveja? Siga o verão comendo bastante cenoura, batata doce, abóbora, acerola, brócolis, rúcula, beterraba e mamão.
- Hidratação só com cerveja não funciona. Ela é diurética e quando você começar a fazer xixi vai começar a desidratar!
- Problemas respiratórios podem ser evitados se ventiladores e ar condicionado estiverem limpos.
- Malhar é melhor de manhã cedinho, quando o sol ainda está fraquinho ou no fim da tarde, quando o sol já está indo!
- Xô doença de pele: Não fique muito tempo com biquíni ou sunga molhado e fique de olho nas condições de higiene da cadeira de praia.
Seja saudável, seja feliz!
Até mais!